Por causa do feitiço usado por Nanã para engravidar, Omolu nasceu todo deformado. Desgostosa com o aspecto do filho, Nanã abandonou-o na beira da praia, para que o mar o levasse. Um grande caranguejo encontrou o bebê e atacou-o com as pinças, tirando pedaços da sua carne. Quando Omolu estava todo ferido e quase morrendo, Iemanjá saiu do mar e o encontrou. Penalizada, acomodou-o numa gruta e passou a cuidar dele, fazendo curativos com folhas de bananeira e alimentando-o com pipoca sem sal nem gordura até o bebê se recuperar. Então Iemanjá criou-o como se fosse seu filho.
Omolu tinha o rosto muito deformado e a pele cheia de cicatrizes. Por isso, vivia sempre isolado, se escondendo de todos. Certo dia, houve uma festa de que todos os Orixás participavam, mas Ogum percebeu que o irmão não tinha vindo dançar. Quando lhe disseram que ele tinha vergonha de seu aspecto, Ogum foi ao mato, colheu palha e fez uma capa com que Omulú se cobriu da cabeça aos pés, tendo então coragem de se aproximar dos outros. Mas ainda não dançava, pois todos tinham nojo de tocá-lo. Apenas Iansã teve coragem; quando dançaram, a ventania levantou a palha e todos viram um rapaz bonito e sadio; e Oxum ficou morrendo de inveja da irmã, que Omolu recompensou dividindo com ela o poder de controlar eguns (espíritos dos mortos).
Quando Obaluaiê ficou rapaz, resolveu correr mundo para ganhar a vida. Partiu vestido com simplicidade e começou a procurar trabalho, mas nada conseguiu. Logo começou a passar fome, mas nem uma esmola lhe deram. Saindo da cidade, embrenhou-se na mata, onde se alimentava de ervas e caça, tendo por companhia um cão e as serpentes da terra. Ficou muito doente. Por fim, quando achava que ia morrer, Olorum curou as feridas que cobriam seu corpo. Agradecido, ele se dedicou à tarefa de viajar pelas aldeias para curar os enfermos e vencer as epidemias que castigaram todos que lhe negaram auxílio e abrigo.
Euá era uma exímia e bela caçadora. Sua beleza não só ofuscava os admiradores, como também cegava, devido ao veneno que ela lançava em quem ousasse lhe encarar ou lhe dar uma simples piscadela de olhos. Um dia ela encontrou Omolu e por ele se apaixonou perdidamente. Casaram-se, porém Omulu era extremamente ciumento e um dia, julgou estar sendo traído e prendeu Euá em um formigueiro, deixando-a entregue à própria sorte. As formigas fizeram um banquete com a carne da rainha da caça e da beleza, e quando Euá ameaçou dar o último suspiro, Omolu apareceu e a levou para casa. Euá ficou deformada pelas picadas das formigas e seu rosto ficou feio e disforme, tomado pelas cicatrizes. Omulu a cobriu de palha-da-costa, de coloração vermelha, para que ninguém visse sua feiúra nem o repreendesse pelo castigo dado à esposa por uma simples suspeita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

41 Respostas para “A história de Obaluaiê/Omolu”

  1. HelenoD'ogumxeroque disse:

    Amotuba axe, a todos da casa, gostaria de lhes fazer uma visita,e gostaria de saber se vai ter toque dia02;04;010,caso tenha toque gostaria de ser convidado para uma visita,
    atenciosamente,
    Heleno Campos

  2. HelenoD'ogumxeroque disse:

    EM TEMPO;Ah gostaria e saber o endereço da casa,para saber se eu poder ir,atenciosamente,
    Heleno Campos

  3. Daniel disse:

    Olá Heleno, o endereço você pode encontrar facilmente na seção localização do nosso site.

    Sábado agora dia 24/04 teremos a nossa homenagem a Ogum, nosso templo está de portas abertas para receber a todos que vierem com boas intenções e de coração aberto.

  4. jessica disse:

    ADOREI A HISTORIA DE OMULO SOU DE PARTE ESPIRITA
    E ADORO AS ENTIDADES.

  5. Vitor disse:

    Sou filho de Obaluae gostei muito da história,Fico muito triste por ve que hoje em dia exista muito preconceito religioso eu sofro um pouco de preconceito religioso mas tenho por quem ser anparado.Fico triste pelos irmaos que nao tem por quem serem anparados.Amo muito minha religiao meus orixás eminha familia.tenho 15 anos de idade ja tebalho com os orixás.Gostaria de receber pelo meu e-mail a história de IEMANJA NANA OXUM IASÃ,OBALUAE OXOSSI XANGO OS PRETO VELHO IBEIJADO E EXÙ.(se possivel ficaria mt feliz para o meu estudo mediunico.obrigado.

  6. juliana disse:

    acho que sou filha de omulu mas queria ,preciso de ajuda.

  7. juliana disse:

    queria confirmar ,me indentifico de mass com historia dele e ja me disseram tb, preciso ter certeza se for quero seguir com ele ajudando as pessoas…

  8. hiago disse:

    juliana eu sou filho de omolu e adoro ter ele como o eu sento de cabeça eu acho que voce deveria ficar sabendo mais sobre ele e tenho sertesa que voce vai adorar ele como eu adoro axe!!!

  9. thalia disse:

    gente gostei muito de aprender sobre alguns oxiras.td indica q sou filha de omolu tmb mas tem gente que diz q sou de iemanja…gosto muito de aprender coisas novas sobre omolu e cada vez mais fiko interessada em td.nao me indentifiko muito bem com omolu mas acho muito interessante a sofrida historia dele!!!!
    beijao pra td mundo!!!

  10. tiago disse:

    oi gente gostei de ou vir a historia de omulu

  11. maxsuel disse:

    adorei a historia do meu santo guia espero saber mais de outros santos tbem sou catolico mas adoro as historias dos meus afro decendentes..

  12. ingrid disse:

    muitolindo amei amei amei

  13. josuesley de omulu disse:

    eu sou de omulu e adorei tudo isso que postaram sobre ele…

  14. damião de oxossi disse:

    eu sou de oxossi mais dei o maior valor da historia do sr omulu.

  15. TANIA REGINA RODRIGUES DE SOUZA disse:

    Amei conhecer a história de meu pai, pois tenho o maior orgulho de ser sua filha. Gostaria de saber como posso fazer um agrado ao meu pai?

  16. Arthur disse:

    Gostei muito da Históriade Omolu – Abaluaiê…
    Tenho 14 anos de idade e nunca frequentei um centro umbandista.
    Sempre tive muita curiosidade sobre a U mbanda e por isso Amo tanto essa religião maravilhosa..
    Meu falecido avô era pai de santo , e antes de falecer deixou um Centro Umbandista. Nesse centro minha Tia Avó me ensina a fazer rezas…
    Mas estou passando maus-bocados , pois. minha mãe não aceita minha religião, ela é evangelica e por isso me proíbe
    de seguir a Umbanda …
    Oq eu faço?? Poderiam me dar uma “luz”???

  17. rosimar disse:

    linda historia de meu pai o amo o respeito cada dia mais

  18. Aliene disse:

    Me emociono em ler a história da vida do meu Orixá de cabeça, tambem passo por preconceitos na vida, tenho uma deformidade nas pernas, e já fui muito ofendida por isso, vivo em meu mundo, me escondendo das pessoas, sou fechada demais, consigo enchergar nas pessoas coisas q outras não veêm, para mim as vezes é ruim, pois isto ajuda a me afastar de algumas pessoas, mas por outro lado adoro a cura, e fico feliz em saber que prático o bem os ajudando.

  19. Amei ler a história de vida do meu Rei, senhor do meu viver...Atotô meu Pai disse:

    Amei td td…

  20. Joice alves disse:

    Gostei da história de omolu porque foi uma história emocionante eu já frequentei a sessão fico de boca aberta de cada coisa que ele diz no comesso eu disconfiei mais agora eu me acostumei minhas irmãs frequentam a sessão eu acho muito lindo quando eles comessam a roda um dia pretendo fazer parte e ser uns dos filhos de PAI GILBERTO se for permitido

  21. alinebadaraco disse:

    OMOLU E OMOLU A OMOLU E OMOLU É orixá. adoro meu pai e peço a ele que de sua sagrada benção a todos saude e paz adorei a historia obrigada bjs e muito axé´

  22. Daniel disse:

    Situação dificil arthur, acredito que a única saída e a conversa com sua mãe e expor o quanto você gosta dessa religião, se mesmo assim ela não aceitar o que posso te falar é que para ser um umbandista não é necessário frequentar nenhuma casa, o templo do nosso senhor Jesus Cristo é o coração que cada um de nós.

    Que oxalá dê forca!

    Daniel

  23. Thaís Pacheco disse:

    pooxa que historiia linda ele é mtmtmt booom ! euu ja ajudeei ele mtmt adooro ele

  24. Nathan disse:

    adorei a história e se possível gostaria de saber a história de oxossi,atenciosamente nathan

  25. itayanara disse:

    eu adorei saber da estoria de meu pai obeluaiê…

  26. eudna campos disse:

    gostei muito da historia do senhor omulu. obrig. bejos

  27. alessandra disse:

    so tenho agradece a todos que cultua meu orixá sou e a vcs com carinho que contar a lenda dele obrigada

  28. Alan nicolete disse:

    Gostei muito da historia de omulu vim procurar saber por que me disseram q eu tenho santo de omulu e me identifiquei muito com a historia ..

  29. Alan nicolete disse:

    moro no leme e gostaria de participar de uma festa ou sesão como faço???
    faço para ir

  30. leidiane thamiris filha de omulu e namorada do vitor marcos disse:

    Gostei muito da historia eu o virto marcos vcs tao de parabens. . . .

  31. Daniel disse:

    Alan, infelizmente no momento não estamos trabalhando, mas assim que estivermos aviso aqui no site mesmo.

    Obrigado!

  32. Flavia Santos disse:

    A BENSAMEU PAI OMOLU…
    ADOREI A HISTO RIA DO MEU PAI SOU ESPIRITA E AMO TODAS AS ENTIDADES ,
    MAIS EM PRIMEIRO LUGAR COMO MEU PAI OMOLU…AMO O SENHOR DE PAIXAO PAI.
    ATOTO!!!

  33. vitoria disse:

    omulu eu adoro papai a bença que a senhor nos posso nos dar td de bom com amor paz saúde armunia etc axé

  34. Edileuza de moura correa disse:

    sou filha de omulu amo este orixa mais estou sofrendo muito estou no fundo do poço por favor me ajudem primeira vez que mando comentario

  35. Jéssica dayane venancio disse:

    Eu ñ sou filha de omolu e nem sou orixa mais meu conhado é filho dele e eu adoro saber mais sobre cada um dos orixas princinpalmente de oxoise é muinto enterresante e eu ñ tenho preconseito ao contrario eu adoro saber mais e acredito.meu conhado tem 5 entidades,omolu,oxoise,iemanja,exu caveira e outro q no momento eu esqueci o nome.

  36. Jéssica dayane venancio disse:

    Eu não sou filha de omolu e nem sou orixa mais acredito e nem tem precosito pois meu conhado é filho de omolu e tambem tem mais 4 entidades iemanja,oxoise,enxu caveira e outro q eu nao sei o nome mais apesar d nao ser eu amo as historias de cada um princimpalmente do oxoise e do seu zé-pinlintra

  37. rayane disse:

    eu gostei muito da historia

  38. ricardo martinelli disse:

    salve meu pai atoto meu pai omulu

  39. Glaucilene disse:

    Colofe,a todos irmäos da nossa querida religiäo adorei a história de meu pai Omolú,sou dofona t’Oxum e meu pai é de Omolú…Axé para todos

  40. giseli disse:

    Olá boa tarde! Amei saber a história desse orixá! Sou Filha DE Iemanjá…
    Saber o quanto o nosso amor é importante e com ele a gente faz toda a diferença!

Deixar um comentario

Deixe a sua nota: Para votar clique em quantas estrelas deseja.