Ervas Medicinais - Barbatimão

Ervas Medicinais – Barbatimão

Ervas Medicinais - Barbatimão
Ervas Medicinais - Barbatimão

Modo de Usar:

-Uso externo: cascas reduzidas a pó e aplicadas no local ou decocção de uma colher de sopa da casca em 1 litro de água morna, para uso sob a forma de banhos, gargarejo, lavagens vaginais, e uterinas, ulceras, impigens, etc. adstringente, Tonico, hemostático, anti diarréico, catarros uretrais e vaginais, feridas adstringente da gengivas.

-Uso interno: cascas, folhas por infusão.

- Decocção: ferver 20g da casca em 1 litro de água.  Dosagem normal ( 3 a 5 xícaras / dia )

- Dosagem bem leve ( 1 xícara/dia ), em casos de ulceras do estomago e duodeno.

Parte Utilizada: casca do caule, folhas

Indicações: casca: úlcera, feridas, impigens, doenças da pele, afecções da garganta, corrimento vaginal, gonorréia, catarro uretral e vaginal, diarréia, escorbuto, anemias, hemorragias uterinas, gastrite, ulcera gástrica, câncer, diabetes.

Folhas: tônica, hérnia.

Contra Indicações/cuidados: há indícios de que as sementes sejam toxicas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma opinião sobre “Ervas Medicinais – Barbatimão”

  1. Sou médico e tive um paciente que se apresentou com grande úlcera infectada pós retirada de tumor em região ilíaca esquerda. Houve deiscência de sutura, infeção local e após tratamentos com antibióticos de última geração e quimioterapia via sistêmica, já que o tumor tratava-se de linfoma e, portanto não era cirúrgico, a escavação do local de mais ou menos 10 cm de comprimento por 5 cm de profundidade mantinha-se totalmente aberta. Após todas as tentativas de curativos conservadores não conseguimos a cicatrização. Sugeri o banho com infusão de barbatimão. Para a minha surpresa houve o desaparecimento do quadro supurativo e em seguida a cicatrização total com extrema área de fibrose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>